Policiais do RN terão câmeras em uniformes

Imagem: Reprodução

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) irá adquirir 15 câmeras corporais para o uso da atividade policial no Estado. O processo para a aquisição está em análise na Coordenadoria de Tecnologia (COTIC) da pasta. Após as avaliações, segundo informações da Sesed, o edital será pactuado para que seja dado início a licitação. Conforme a Secretaria, ainda não há data para a implementação do uso das câmeras.

As 15 câmeras serão utilizadas para teste. Após a aquisição, a Polícia Militar do Estado (PMRN) deverá destinar os equipamentos para a utilização de parte das equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). O projeto é viabilizado por meio de uma emenda parlamentar federal. A Sesed informou que mais de R$ 500 mil estão designados para a compra. Cada câmera custa em média – junto com os  softwares de gerenciamento – R$ 30 mil.

As chamadas ‘bodycams’, são equipamentos acoplados à farda do agente  e podem fazer registros em áudio e vídeo. No Brasil, a iniciativa já é adotada pelos Estados de Santa Catarina, Rondônia e São Paulo. “O processo encontra-se na Coordenadoria de Tecnologia (COTIC) da pasta para as últimas análises antes da publicação do edital”, esclareceu a Secretaria.