Após 5 anos de espera, ambulatório materno infantil passa a contar com neuropediatra

Imagem: Allan Phablo

Há 5 anos, o Ambulatório Materno Infantil não contava com um médico neuropediatra. Essa realidade mudou neste dia 19 de maio, quando a Prefeitura de Mossoró entregou à população um profissional dessa especialidade. Ele irá atender crianças cujas famílias buscam por diagnóstico e acompanhamento em razão de doenças como por exemplo, autismo e epilepsia.

“Um neuropediatra é de fundamental importância para os quadros da saúde especializada na área infantil. Ele ajudará as famílias no trabalho de identificação das doenças ligadas  à área da sua especialidade. Feito o diagnóstico, o município pode dar o acompanhamento multiprofissional e o apoio a estes pacientes e seus familiares”, explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Há 2 anos, a trabalhadora informal Maria Lucivânia buscava conseguir uma consulta com um neuropediatra para o filho. Sempre que procurou a rede assistencial do município  nunca encontrou, mas agora, Lucivânia está sendo atendida graças a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de resolver um antigo gargalo no atendimento infantil.

A felicidade é nítida entre as mães que estavam na unidade no primeiro dia de consultas. “Estou muito feliz. Eu levava o meu filho para ser consultado em Areia Branca porque aqui não tinha neuropediatra no AMI. Pagar pela consulta é algo que muita gente não tem condições e quando a Prefeitura de Mossoró resolveu o problema eu fiquei aliviada”, revela Maria Lucivânia, que trabalha como pasteleira.