Hospitais Rafael Fernandes e São Luiz já contam com novos leitos Covid

Imagem: ASSECOM/RN

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), continua trabalhando para ampliar a rede assistencial no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira (4), foram abertos cinco leitos de UTI Covid no Hospital São Luiz, em Mossoró, além de 16 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes.

Para abertura dos leitos no Hospital São Luiz o Governo do Estado firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Mossoró, arcando com 70% dos custos dos leitos e a prefeitura com os 30% restantes. Além dos cinco leitos de UTI já em funcionamento nesta quinta-feira (4) e cadastrados no Sistema Regula RN, outras cinco UTIs serão abertas este final de semana na unidade. Já no Hospital Rafael Fernandes foram abertos, hoje, 16 leitos clínicos Covid. Esta unidade já conta com 10 leitos de UTI Covid funcionando.

“A Região do Oeste foi a primeira que teve suas taxas de ocupação em 100%, em relação aos leitos críticos. Nós estamos fazendo a expansão e os leitos também já foram disponibilizados no sistema Regula RN. A pandemia não acabou! A situação vivenciada no país e no estado do Rio Grande do Norte é bastante crítica e preocupante. Continuamos estruturando a nossa rede assistencial, anunciamos um conjunto de medidas para que possamos aumentar o distanciamento social e que a transmissibilidade possa realmente cair”, disse a secretária adjunta da saúde, Maura Sobreira.

TAXA DE OCUPAÇÃO

Vale destacar que mesmo com esses novos leitos abertos, a taxa de ocupação de leitos de UTI na região oeste continua em 100%, tendo em vista que a fila de espera não para de aumentar.