Liga do Câncer de Mossoró anuncia paralisação de atendimentos devido a falta de pagamento do Estado

Imagem: Reprodução

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (9), informando que estará paralisando os serviços de Diagnóstico por Imagem e quimioterapia a partir do dia 13 deste mês. A paralisação será por tempo indeterminado.

De acordo com o documento, a paralisação se dá pela falta de repasse financeiro por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte de 2017 a 2021. O motante da dívida com a Liga ultrapassa os 15 milhões de reais.

“A Liga Mossoroense já buscou por inúmeras vezes, nesta e em outras gestões, participar de reuniões, bem como propôs acordo, por meio do parcelamento da dívida com o Governo do Estado, a fim de não ser obrigada a paralisar seus serviços e prejudicar os pacientes oncológicos de Mossoró e região”, diz o comunicado.

O documento ainda informa que em reunião realizada no último dia 19 de agosto com a Secretaria de Saúde Pública (SESAP), foi firmado um compromisso para parcelamento da dívida, que seria paga no dia 30 de cada mês. No entanto, a primeira parcela não foi repassada na data firmada (30 de agosto). Dessa forma, com a falta de insumos, a instituição não vê outra alternativa a não ser a paralisação de parte dos seus serviços.

LIGA MOSSOROENSE

A Liga Mossoroense atende cerca de 64 municípios, sendo referência no tratamento oncológico em Mossoró e região. Por dia, quase 500 pessoas são atendidas pela Liga na cidade de Mossoró.