Justiça Eleitoral: mandato de Beto Rosado segue em risco

Imagem: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode agendar, a qualquer momento, o julgamento que pode decretar, definitivamente, a perda do mandato do deputado federal Beto Rosado (PP). Se mantida recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), assumirá na Câmara dos Deputados o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Beto Rosado continua no mandato por força de liminar do TSE, concedida do ministro Luiz Felipe Salmão, após o TRE-RN tornar inelegível a candidatura de Kéricles Alves Ribeiro, “Kerinho” (PP). Os 8.990 votos de Kerinho em 2018, somados aos da coligação, garantiram a vaga de Beto.

Entretanto, a Justiça Eleitoral detectou ilegalidades na candidatura de Kerinho, especialmente a não quitação eleitoral no prazo legal e ocupação de cargo comissionado na prefeitura de Monte Alegre até dezembro de 2018. Deveria ter se afastado três meses antes do pleito.

Fernando Mineiro (PT) foi eleito em 6 de outubro de 2018 com o voto de 98.070 eleitores. Ele foi o terceiro candidato mais votado no pleito. Beto obteve 71.092 votos, mas assumiu por manobra jurídica e, através disso, continua no exercício do mandato.

Do Rede News 360