Styvenson destinou R$ 522 mil para aquisição de câmeras corporais para uso policial

Imagem: Reprodução

O senador Styvenson Valentim (Podemos | RN) destinou emendas parlamentares no valor de R$ 522.924,90 para aquisição de câmeras corporais que vão monitorar o trabalho de PMs no Rio Grande do Norte.

Com isso, o governo do RN pode colocar em prática o projeto piloto que irá equipar 15 policiais da Rocam com as câmeras acopladas aos uniformes, segundo confirmação da secretaria de Segurança Pública (Sesed) noticiado na imprensa.

“Imagens que salvam e que viram provas, além de proteger os agentes, o uso das câmeras traz mais segurança também para o cidadão”, destaca o senador Styvenson.
Essa iniciativa tem gerado bons resultados em outros estados, como Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Rondônia (RO) e outros 16 estados e o Distrito Federal informaram que estudam adotar a ferramenta.

Em SC, o projeto começou em 2019 e já surtiu efeitos interessantes. Uma pesquisa recente e inédita feita por pesquisadores brasileiros que atuam em universidades inglesas e na PUC do Rio apontou que câmeras no uniforme reduzem em 61% uso da força por PMs. Além disso, ficou evidente que o fato de estarem sendo filmadas, as pessoas abordadas passaram a não mais praticar desacato contra policiais. Outro fator de destaque é que caiu a zero a letalidade em regiões onde de fato havia suspeita de abuso de poder por parte da polícia.