Taxa de ocupação de leitos de UTI em Mossoró pode aumentar após carnaval

Foto: Pedro Vilela

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 pode aumentar nos próximos dias na região oeste do RN após periodo festivo de carnaval. Foram várias as ocorrências e denúncias de aglomerações e sem distanciamento social, infringindo decretos municipais.

Atualmente a taxa de ocupação desses leitos na região oeste é de 67,5%, tendo Mossoró como principal referência na região. O município atende pacientes da cidade e também de outras cidades. A cidade de Upanema tem 5 solicitações reguladas para enviar pacientes para leito de UTI Covid-19; Areia Branca, 4 solicitações; Caraúbas, 2 solicitações; Tenente Ananias, 1 solicitação e Pau dos Ferros 1 solicitação regulada de leito de unidade de terapia intensiva, segundo dados da SESAP em parceria com o Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS) da UFRN.

Como o período de incubação do vírus (tempo para surgimento dos sintomas) é de 2 a 14 dias, é possível que nos próximos dias a taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid-19 em Mossoró aumente em virtude do período festido de carnaval, tendo em vista a falta de cuidados em relação à transmissão do patógeno que ocorreu em alguns eventos.