Vereador Pablo Aires faz visita técnica e ambiental nas margens do Rio Apodi-Mossoró

Fotomontagem: Diário de Mossoró

O vereador Pablo Aires (PSB) realizou, nesta sexta-feira (05), visita técnica no rio Apodi-Mossoró junto com o Corpo de Bombeiros e um engenheiro ambiental. O objetivo da visita foi analisar in loco a situação das matas ciliares do Rio Mossoró.

O parlamentar ainda destacou a importância de que as matas ciliares sejam reflorestadas, tendo em vista que a vegetação que predomina as margens do recurso hídrico é uma espécie exótica, invasora e predadora.

Espécies exóticas são espécies que não pertencem à nossa biodiversidade local mas que foram trazidas, se adaptaram, e dominaram parte da flora.

No caso da algaroba em específico, o vereador e o engenheiro ambiental ressaltaram que a espécie dificulta o crescimento de novas vegetações mais baixas além de produzir substâncias que impedem o nascimento de outras espécies ao redor dela. A falta de uma mata ciliar adequada também promove a destruição dos solos das margens.

Pablo Aires garantiu que irá produzir um relatório com todas as questões técnicas envolvidas e levar o debate ambiental para a Câmara Municipal de Mossoró.